terça-feira, 26 de julho de 2011

Amamentar um ato de amor dolorido

 Eu fico muito preocupada quando vejo algumas propagandas sobre amamentação,nunca é falado que amamentar dói,mesmo quando a mamãe e o bebê fazem tudo correto mesmo assim da uma certa dor,os peitos ficam sensiveis e doloridos sou totalmente a favor da amamentação faz bem para a mãe e o bb sem contar  dinheiro economizado,formulas para Rn são caras tempo disponivel leite fresco e sempre a disposição dos cliente(os bbs não são clientes pacientes)
 Mas não vejo ninguem comentar sobre a adaptação como é dificil para as mamães,uma fase de angustia e descobrimentos e não adianta ter 1 filho ou 3 como no meu caso são coisas novas diarias,sempre estamos em mudanças,estou na 3ªamamentação e tive ainda seios doloridos ficaram doloridos não racharam mas mesmo assim dói e muito,e tanto no hospital como no dia de tirar os pontos a medica disse que eu estava dando o peito do jeito certo,e ela mesmo disse que fica um pouco sensivel(sim estou repetindo essa palavra)acredito mesmo que deveriam ser falado muito mais sobre isso,tanto quanto é divulgado que amamentar faz bem como também a dor que sentimos.
  Isso não vai fazer as futuras mamães se negarem a amamentar mas sim prepara-las para o futuro,é comum nos hospitais ouvir choros de mães e bbs,os bbs com fomes e as mães com os peitos doloridos,muitas vezes ate desistindo de amamentar,isso aconteceu quando eu estava no hospital a moça que dividiu o quarto comigo acabou desistindo de amamentar quando começou a sentir as dores e ela se preparou para a amamentação comprando a concha,tomando sol,lavando os bicos com buchinha e mesmo assim sentiu dores ao amamentar e com isso desistiu,sei que tem muitas mães que não desistem eu mesma na gravidez do Igor chorava só em imaginar que logo ele iria mamar,ainda tenho calafrios quando me lembro,com o Fernando ja foi um pouco melhor e com a Esther nem doeu(perto do que ja passei,mas doeu e muito sim)por isso mesmo gostaria que divulgassem e ate mesmo falassem sobre isso,que as novatas e as experientes mamães soubessem que amamentar é um ato de amor o mais belo entre mãe e filho,mas que dói,ate para que nenhuma mãe se sinta diminuida ao sentir dores e tentar fugir quando a boquinha da coisa mais linda do mundo tentar se aproximar dela e só não sair em disparada pela rua por 2 lindos motivos,1ºesta impossibilitada de correr os pontos não a deixam,2ºaquele rostinho tão lindo e perfeito te deixam anestesisda.
  Neste momento mais do que nunca dou valor a minha mãe,como nós mulheres deveriamos ser unidas ja que passamos tantas coisas.

4 comentários:

  1. Eu imagino que dói porque só as fisgadas que dá antes do colostro sair são doloridas...
    Acho que a falta de informação faz muitas desistirem, pois devem achar que funciona feito mamadeira: bebê encostou, saiu o leite.
    Quero muito amamentar, nem que no início seja chorando, como vejo com várias mamães, mas desistir jamais!!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida, é verdade...
    Também não me avisaram que doída pra eu ter me preparado mais... ter preparado meu psicológico...
    Mas olha, fica fria porque é só no início que dói, depois passa como num passe de mágica, e esse momento será realmente mágico q vc ñ vai querer nunca mais parar de amamentar. É só o prazo do seio se adaptar a sucção do bebê. Costume sempre passar seu leite ao redor do bico após amamentar q ele é cicatrizante e não deixa rachar. É muito bom também usar Dersani, um óleo de girasol q tem um poder cicatrizante enorme. Eu usei durante 1 mês todinho após as amamentações e nunca rachou o bico do seio. E não precisa lavar pra dar mama, pode dar com o óleo mesmo q não faz mal.
    To te seguindo. siga o meu tbm que pode encontrar dicas úteis pra vc.
    Parabéns pelo seu blog.
    Fica com Deus.
    Bjs,
    Ane

    ResponderExcluir
  3. Oie! É verdade, dói bastante e ninguém me avisou!! É isso que me preocupa mais, a gente às vezes está cercada de profissionais que não nos avisam o que realmente pode acontecer, e pior, não nos orientam corretamente para previnir isso ou para poder superar as dificuldades depois que elas surgem.
    Passei 2 meses penando bastante pra conseguir amamentar Sophia, por pouco não desisti, mas foi com ajuda de outras mães e de uma fomo que foi em minha casa, que tudo melhorou. Ela mamou por 1 ano e 4 meses e confesso que morro de saudades!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada com esse post porque eu tenho uma bebê de 1 ano e 8 meses e ela deixou de mamar no peito com 3 meses e meio. Isso mesmo, deixou. Porque eu tive muita dificuldade de amamentar e ninguém para me apoiar ou esclarecer. Sentia muita dor, muita mesmo. Mordia uma fralda ao amamentá-la e chorava, como eu chorava... Ao mesmo tempo tive que dar fórmula porque ela não estava no seu peso ideal, ela já nascera pequena demais. As fórmulas me endividaram e me davam raiva. Tive que manter a mamadeira desde que ela nasceu. Mas sempre dando o peito. Até que ela decidiu que não queria mais o peito. Eu dava e ela virava o rostinho e chorava... e eu chorava. Tive leite até quase os 8 meses dela. Chorei e me angustiei muito porque queria que ela mamasse no peito. Ah, e eu não conseguia retirar na bombinha. Nossa, como eu gastei dinheiro. Foi uma pena não ter tido nenhum apoio. Mas, depois de bastante tempo, superei. E tenho muita vontade de ter mais filhos e poder amamentar. Eu sonho com isso!!

    Bjs!

    ResponderExcluir